Pular para o conteúdo principal

Como Cultivar Horta Na Varanda

Mesmo morando em apartamento, não abra mão de ter ervas frescas em vasos, que servem para enfeitar, perfumar a casa (especialmente o alecrim!), e deliciar seus pratos, é claro. A minha sogra, Ziza, cultiva na sua janela e o efeito é lindo. Escolha vasos lindos e mãos à obra!

Lindo de ver, delícia de usar!



Como Cultivar Ervas em Recipientes:


  • A maioria das ervas pode ser cultivada em recipientes menores. Se o que estiver usando for um vaso, ele deve ter de um terço a metade da altura da planta.
  • Uma mistura adequada para colocar plantas em vaso é constituída de partes iguais de terra vegetal esterilizada e areia grossa. Se possível, acrescente um pouco de estrume bem curtido.
  • Atrás de uma vidraça ensolarada, a maioria das ervas cresce no verão quase tão bem dentro de casa quanto do lado de fora.
  • As condições ideais são: temperatura do ar de 10°C a 25°C, luz solar durante no mínimo cinco horas diárias e umidade de aproximadamente 50%. Um pouco de exposição ao ar fresco, sem vento, também é ótimo para as plantas.
  • Uma janela voltada para o norte é o ideal, mas as que dão para o leste ou oeste devem fornecer luz solar adequada.
  • Se as folhas ficarem pálidas, murchas e fracas, significa que não estão recebendo luz suficiente.
  • Para contrabalançar a secura do aquecimento no inverno, ponha os vasos sobre seixos, dispostos numa bandeja de metal ou plástico cheia de água junto ao fundo dos vasos; ou então borrife as plantas pelo menos uma ou duas vezes por dia.
  • Verifique se há pragas; as plantas dentro de casa são mais suscetíveis.
  • Se encontrar alguma, lave as plantas com delicadeza: as menores de cabeça pra baixo, na pia da cozinha, e as maiores no chuveiro.
  • Você também pode lavá-las ou pulverizá-las com uma mistura de água e detergente (use uma colher de chá para cada xícara de água), enxagüando em seguida.
  • Outra pulverização eficaz é uma mistura de oito a dez dentes de alho cortados em lascas finas com uma colher de chá de pimenta seca, deixada numa infusão em duas xícaras de água fervente. 
  • Coe a solução com um pano e misture a ela duas colheres de sopa de detergente líquido. 
  • Aplique durante alguns dias até a praga desaparecer.



Cuidados Básicos:


  • A principal necessidade da maioria das ervas é o sol, uma exposição direta, diária, de no mínimo cinco horas. Sem isso, elas crescem fracas e com pouco sabor. 
  • Se não puder oferecer-lhes a quantidade suficiente de luz solar, talvez seja melhor cultivar algumas ervas que toleram bem a sombra parcial, como a hortelã-pimenta, a erva-cidreira, a borragem e a salsa.
  • A maioria das ervas também precisa de um solo bem drenado. Plante-as em terrenos inclinados ou posicione os canteiros em um plano mais alto, cercando-os com tijolos, pedras ou blocos de concreto. Tais canteiros conservam o jardim de ervas mais limpo e fácil de cuidar.
  • Para preparar o solo, cave bem fundo, no mínimo 30 cm.
  • Se o solo for duro, ou tiver grande porcentagem de argila, coloque também várias pás de material orgânico, como adubo, húmus de folhas ou estrume curtido, além de um pouco de areia grossa para melhorar a drenagem.
  • As ervas em geral preferem um solo neutro ou levemente alcalino.
  • Depois de preparar o solo com esses materiais, verifique com um kit de teste, disponível em centros ou lojas de jardinagem, o equilíbrio ácido e alcalino. Se a acidez for superior a 7,5 na escala pH, aplique uma leve camada de cal.


A Manutenção de um Jardim de Ervas:


  • As ervas demandam menos cuidados, mas você deve transplantá-las e remover do jardim os espécimes doentes e as ervas daninhas. Num jardim pequeno, é possível controlar de maneira eficaz as ervas daninhas, revolvendo de vez em quando a terra em volta das plantas. Num jardim maior, a cobertura com palha é a opção mais prática.
  • Ao redor de plantas que preferem solo rico, úmido (por exemplo, manjericão, aneto, cerefólio, cebolinho, hortelã e segurelha), use uma camada fina de cobertura orgânica leve, como folhas mortas, mofo de folha, aparas de madeira, lascas de casca de pinheiro ou adubo. Cascalho pequeno é melhor para as ervas que requerem um solo mais seco e menos rico (alfazema, alecrim e tomilho, por exemplo).
  • A não ser que o clima seja muito seco, regue apenas as ervas que gostam de umidade, como o hortelã, o manjericão, o cebolinho e qualquer outra plantada em pequenos recipientes.
  • Muitas ervas de uso culinário perdem o auge do sabor logo após a floração, e as anuais começam a fenecer nessa fase. Fique atento para colher botões em florescimento e hastes das ervas comestíveis antes de as sementes se desenvolverem.
  • Embora a maioria das ervas seja razoavelmente resistente às pragas, algumas são sensíveis a fungos, ferrugem ou ácaros, e outras "adoradas" por lagartas. Você pode aproveitar as qualidades repelentes naturais de certas ervas para produzir seu próprio borrifador não-venenoso e usá-lo nas plantas contaminadas.
  • Colha algumas folhas de ervas que parecem nunca ser atingidas por pragas - por exemplo hortelã-verde ou arruda. Depois, despeje água fervente sobre as folhas (três partes de água para uma de ervas) e deixe em infusão durante 15 minutos. 
  • Quando esfriar, coe a mistura em pano fino e pulverize as plantas contaminadas. Repita o processo uma vez por semana e depois da chuva, usando a cada vez uma nova fervura da mistura.
  • Alecrim e cidrão são ervas perenes mas que toleram apenas leves geadas. Se o inverno na sua região é muito frio, você terá de pôr as plantas em lugares cobertos durante esse período. 
  • Talvez seja melhor deixá-las no vaso, em vez de replantá-las a cada estação.
  • Para preparar outras ervas perenes para um inverno mais frio, cubra-as bem com uma camada grossa de folhas, palha ou gravetos. Não remova a cobertura até passar tudo perigo de geada.
  • Na primavera, dê uma olhada embaixo da cobertura. Se achar que as novas plantas estão ficando amareladas, descubra-as nos dias ensolarados e cubra-as nas noites mais frias.
  • As ervas de folhas prateadas, em particular, tendem a apodrecer quando as condições atmosféricas desfavoráveis, combinadas com a cobertura, retêm excesso de umidade em volta delas. Isso pode ocorrer mesmo em regiões de inverno ameno, onde o orvalho forte da noite ou a chuva causam umidade freqüente.



❤❤❤❤❤

Postagens mais visitadas deste blog

Faça você mesmo!

Carimbando com rolo de massa ... Olha que fácil!!  Você cola no rolo, um pedaço daquelas toalhas plásticas de  renda... passa a tinta e depois é só carimbar caixas envelopes ou o que  desejar... Fácil e lindo!!  Via: artsforhomecatia

AS PIORES POSIÇÕES PARA COLOCAR A CAMA NO QUARTO E A MELHOR POSIÇÃO

O quarto é um dos cômodos da casa considerado sagrado. É o lugar onde se descansa do mundo cruel e repor todas as energias que nos farão mais fortes mentalmente e fisicamente para enfrentar os desafios da vida. E para que energias do mal fiquem longe desse lugar sagrado, é preciso ter muito cuidado com a decoração do quarto, especialmente com a posição do móvel mais importante desse ambiente e que é considerado o coração do quarto, a cama. A cama deve ser protegida de todo tipo de interferências sombrias que podem afetar seu descanso e toda a sua vida pessoal. Portanto é preciso saber como posicionar a cama da melhor forma e evitar que energias maléficas entrem no quarto e para deixá-lo completamente limpo e blindado do mal.  Dessa forma, o sono será muito mais reparador, calmo, relaxante e longe de espíritos perturbadores. Por isso, não hesite em evitar urgentemente as piores posições para se colocar a cama no seu quarto, porque isso ajudará você a obter o melhor de seu qu...

O PODER DAS PLANTAS: LÍRIO-DA-PAZ

O Poder Das Plantas: Lírio-da-paz Essa é uma das plantas mais versáteis que existe, é perfeita pra decorar ambientes internos e externos. É perfeita para escritórios, iluminar aquele cantinho mais escuro do lar , e lugares úmidos. É a melhor planta pro banheiro! É também ótima como forração para espécies mais altas em vasos ou árvores (naquela parte sombreada, onde a grama nunca fica legal), próximos a fontes ou laguinhos, em vasos ou no solo. Suas flores sozinhas, deixam qualquer lugar com ar requintado e equilibrado. É um potencial purificador biológico, ajudando a eliminar componentes tóxicos liberados no ar. Oferece proteção, paz e harmonia ao lar . Suga as energias negativas emitidas por pessoas vivas ou por espíritos.  Quando se coloca um lírio-da-paz dentro de uma residência e esse murcha, é sinal de que esta planta consumiu as energias negativas que estavam no ambiente, protegendo os moradores da casa. Quando isso acontecer, deve-se levar a planta pra for...