Pular para o conteúdo principal

PRINCÍPIOS GERAIS DA CROMOTERAPIA



A TERAPIA PELAS CORES
"A cor é o alimento da alma. Assim como pela falta de ar, nosso corpo morre, pela falta de cor, nossa alma adoece...
Através das cores, podemos fazer a correlação entre o Mundo da Essência Imutável no seu eterno movimento e o Mundo da Matéria Transitória na sua aparente solidez. É o elemento visível no qual o invisível se torna perceptível.
Gladys Meyer (p. 1, Nunes, 1990).

Os tons de laranjaamarelo e lilás do pôr-do-sol, o verde das matas, o azul do céu, o brancodas nuvens, o vermelho do fogo, o negro das sombras...
rubor das faces envergonhadas ou felizes, o amarelo da cólera, o branco do medo ...
Cada uma destas cores e imagens faz parte da natureza e até da nossa vida diária e inconscientemente despertam em nós sentimentos e emoções, que muitas vezes nem conseguimos descrever.


O QUE É A CROMOTERAPIA
cromoterapia é a ciência que utiliza as cores do espectro solar – vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta – para restaurar o equilíbrio físico-energético em áreas do corpo humano atingidas por alguma disfunção. O universo é composto por uma massa de radiações, na qual se situam as cores do espectro solar. As cores produzem mudanças químicas de forma subtil no ser humano, e interferem com o seu metabolismo ao nível físico ou emocional.”

Esta ciência está fundamentada na medicina, na física e na bioenergética, que estuda as transformações de energia nos seres vivos. A cromoterapia, que actualmente recebe o nome de medicina quântica, proporciona o equilíbrio físico-energético do corpo humano. Ela equilibra o fluxo energético e trata a causa física, o que elimina a dor e restabelece a saúde após uma série de dez a 15 aplicações. De acordo com a cromo terapeuta, os pacientes recebem, em média, duas ou três aplicações por semana.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), esta terapia é benéfica a portadores de qualquer disfunção. Actua na prevenção de doenças, no alívio de dores e na cura da maioria das enfermidades, tais como a enxaqueca, que atinge um terço da população mundial adulta, “A terapia é eficaz porque a causa principal de doenças como a enxaqueca é energética, apesar de também estarem ligadas a alguma disfunção orgânica”, diz Ondina Balzano. A difusão da cromoterapia ajuda a população, principalmente por conquistar resultados satisfatórios que não são obtidos ao utilizar a medicina tradicional.


PRINCIPIOS BÁSICOS DA CROMOTERAPIA
A cromoterapia baseia-se nas 7 cores do espectro solar e suas vibrações eletromagnéticas geradas. O seu princípio absoluto é, segundo Nunes (1990), o processo de Interferência entre a frequência de vibração características das células e das frequências das cores aplicadas na terapia. Em caso de doenças, a frequência das células muda e fica diferente da que se encontra em estado normal. Na cromoterapia, aplica-se sobre o campo celular, energia luminosa da mesma frequência da celular, procurando regularizar e reactivar a vibração do campo celular.

Cada cor tem sua energia vibratória com suas frequências. Essas radiações interagem umas com as outras, e integram o equilíbrio que move toda a criação. É um processo de mutação e evolução no qual todos estamos envolvidos. “Existimos devido ao conjunto dessas energias. Cor é luz, faz parte do espectro electromagnético, cujas ondas são idênticas entre si quanto ao comprimento e frequência, e viajam à mesma velocidade de 300 mil km/s”, explica a cromo terapeuta.

As variações provocadas sobre a retina afectam as actividades musculares, nervosas e mentais. A acção da cor é específica, e cada uma reage e atrai para o corpo uma corrente de energia vital extraída do próprio ambiente. Testes provam que sob luz comum, a actividade tem 23 unidades empíricas, índice que aumenta ligeiramente sob a luz azul. A luz amarela a eleva para 30 unidades. Ao submeter uma pessoa à acção da cor verde por cerca de cinco minutos, pode-se alterar sua actividade física e mental.

A cor possui propriedades físicas – acção, peso, força e temperatura – cujas extensões são a chave do reequilíbrio por meio de seu uso. A cor aumenta ou retrai as vibrações: todas as formas de energia se relacionam entre si, aproximando-se ou afastando-se umas das outras. “Um exemplo é a conversão do calor em luz, que reflectida na planta a nutre, faz crescer e reproduzir. O peso e a força da cor podem ser evidenciados quando um feixe de luz atinge um cilindro de madeira em posição de perfeito equilíbrio e, como resultado, ele pende no sentido da luz”, As cores vermelho, laranja, amarelo e infravermelho são raios quentes que provocam reacções químicas no organismo por meio do calor e da força. O azul, o violeta e o ultravioleta são raios frios, que emitem pouco calor.


EVOLUÇÃO E APLICAÇÃO 
Ao aprender um pouco mais sobre a cromoterapia, compreende-se que é uma ciência exacta que cura várias disfunções onde às vezes a medicina tradicional demora mais tempo ou simplesmente parece ineficaz. Ela originou-se no Antigo Egipto; e ressurge como uma medicina-energética, assim como a homeopatia e a acupunctura. Civilizações antigas como a egípcia, a grega, a indiana e a chinesa utilizavam as cores para tratamentos. Tal como a medicina, a cromoterapia está profundamente relacionada ao Antigo Egipto, onde começou o tratamento médico através do uso das cores, de acordo com pesquisas do Dr. Paul Galioughi, autor do livro “La Médicine des Pharaons”, no qual menciona como os sacerdotes-médicos tratavam os doentes com as cores, a partir do uso de flores e pedras preciosas.

O uso das radiações das cores começou na Antiguidade, apesar do tratamento com aparelhos ser um novo campo da prática médica. A luz era usada na terapia no Antigo Egipto, onde se distinguia a luz "activa" do sol e a luz "calmante" da lua. Leonardo da Vinci utilizou a luz do sol filtrada através de vidros coloridos com fins médicos. Desde a Idade Média a cor era usada para curar pessoas. As bases científicas das aplicações médicas começaram a ser estudadas durante a segunda metade do século XX, quando a física, química e biologia se desenvolveram. Em 1960 foi criado o primeiro gerador quântico do sector óptico e estudos verificaram a possibilidade do uso terapêutico através da irradiação de fraca potência, após o reconhecimento de elementos que demonstraram a sua eficácia médica.

CORES E RESPECTIVAS FUNÇÕES
Vermelho 7
  • Energia e vitalidade. Estimula o sangue e libera adrenalina. Combate resfriados sem febre e ameniza dores reumáticas. É a cor mais poderosa e deve ser usada com prudência. Intensifica as funções do corpo ao estimular o sistema nervoso e fortalecer a actividade do fígado. É eficaz em distúrbios relacionados à pele e ao sangue. Produz calor, que revitaliza o corpo físico. É responsável por tudo que o corpo absorve, por agir como catalisador de ionização Retrata a saúde e a acção construtiva, mas também a raiva, o perigo e a destruição. Evite-o em casos de hipertensão. Use para ter coragem, força de vontade e se quiser atrair alguém, pois funciona como estímulo sexual.
  •  
    Alaranjado
    6
  • É a cor da alegria, do calor, da vontade e do poder temporal. Tonifica, combate a fadiga, estimula o sistema respiratório e fixa o cálcio no organismo. É anti depressivo, aumenta o optimismo, estimula o apetite, promove a boa digestão, beneficia a maior parte do sistema metabólico, rejuvenesce e vitaliza, e pode elevar a pressão sanguínea. Associa-se às glândulas supra renais e aos órgãos sexuais. Esta cor é a combinação dos raios vermelhos e amarelos, e seu poder de equilíbrio é maior que o das duas cores isoladas. É estimulante e expansivo. Combina a energia física com as qualidades mentais, libera a energia, aviva as emoções e origina bem-estar e satisfação. Simboliza a cordialidade e a prosperidade. Use roupas desta cor para obter sucesso monetário.
  •  
    Amarelo:
    13
  • É estimulante, energizante, purificador e eliminador. Estimula a percepção, o intelecto e o sistema nervoso central. Desperta esperança em doentes que desistiram da cura, fortalece os olhos e os ouvidos, ajuda na cura da artrite e na regeneração de problemas ósseos, combate à prisão de ventre. Indicado para obter concentração mental e fixar informações. Deve ser usado com outras cores, pois o excesso pode gerar tensão. Isolado, pode causar a perda de estabilidade, protecção, meta ou foco, o que estimula o nervosismo e a incerteza. É uma vibração positiva que sugere alegria e divertimento. Auxilia nas situações de desespero e melancolia. Use roupas desta cor para tonificar o sistema nervoso, estimular a intuição e atrair dinheiro.
  •  
    Verde: 
    4
  • Alivia e acalma em todos os níveis. Ajuda no equilíbrio hormonal, estimula órgãos digestivos, é refrescante e anti-infecciosa. Deve ser utilizada com muito cuidado, pois pode ser fatigante e estimular a depressão quando usada em excesso. Pode ser aplicada para desequilibrar as vibrações causadas por uma doença. Útil em problemas de coração, úlceras, dores de cabeça, casos de câncer etc. Alivia a insónia. Associada afectivamente à paz, à natureza, à saúde, à abundância, à tranquilidade, ao equilíbrio, à esperança e à juventude. Harmoniza flutuações do estado de espírito e casos de insatisfação e impaciência. É uma cor fria e negativa, que pode ser usada onde o azul é benéfico. É a cor do equilíbrio, da energia, da juventude, do crescimento, da fertilidade, da esperança e da renovação. Porém, também é a cor da inveja, do ciúme e da superstição. Use para ganhar presentes e diminuir o stress.
  •  
    Azul:
    2
  • É a cor do equilíbrio, da harmonia e da expansão espiritual. Tem efeito relaxante, traz paz e combate o egoísmo. Por ser a cor mais curativa, é indicada nas infecções com febre. Actua no sistema nervoso, nos vasos sanguíneos, e em todo o sistema muscular. Calmante e analgésico, auxilia em casos de dores de cabeça, enxaquecas e asma. Afectivamente ligada à verdade, à intelectualidade, a viagens, à serenidade, ao infinito e à meditação. Ajuda a baixar a pressão arterial e traz clareza mental. Reanima, refresca e suaviza. Tranquiliza o sistema nervoso e as inflamações, e auxilia na cura do eczema (glândula tiróide). Serve como fortificante da pele. Aumenta o metabolismo e promove o crescimento. É frio e eléctrico. Representa a intuição e faculdades mentais superiores. Use para conseguir harmonia, paz e tranquilidade.
  •  
    Índigo:
    5
  • Estimula os sentidos e a intuição. Actua na corrente sanguínea, e é coagulante. É uma cor eléctrica, fria e adstringente. Funciona como anestésico, e chega a causar total insensibilidade. Controla as correntes psíquicas dos corpos subtis.
  •  
    Violeta:
    11
  • Cor da transmutação. É curadora, inspiradora e espiritual. Útil para pessoas resistentes a mudanças no quotidiano. Tem acção calmante e é purificadora do sangue. Previne processos infecciosos, elimina toxinas e estimula a produção de leucócitos. Recomendada nos casos de pneumonia, tosse seca, asma, irritação da pele e dor ciática. Reduz medos e angústias. Traz estabilidade, equilíbrio da consciência, dignidade e divindade. Relaciona-se à mentalidade humana e pode remeter a uma integração com o espaço, com a concentração voltada para um fim específico (oração ou meditação). Eleva a autoavaliação e a auto estima de quem perdeu o senso da beleza humana e devolve o ritmo do sistema (glândula pineal). Purifica o organismo, acalma os músculos e a super excitação nervosa. Use o violeta para buscar inspiração e imaginação.
  •  
    Branco:
    12
  • Significa pureza, paz e virtude. Representa a pureza em sua forma extrema e a de todos os seres. Tudo é excluído da cor branca, por isso ela encerra o isolamento. Encerra em si a total potencialidade, assim como a cor preta. Use roupas brancas quando desejar paz, calma e estar limpo, puro.
  •  
    Magenta:
    14
  • Cor da realização. Leva à consciência espiritual, auxilia como equilibradora emocional e é estimulante supra-renal. Fortifica a aura e as rádio emanações do corpo químico. É recomendável para propósitos especiais de transmutação dos reinos mais densos para o campo espiritual.
  •  
    Preto:
    1
  • Atrai todas as vibrações para si. Funciona como um isolante. É a cor da auto negação. Use preto quando quiser elegância e afastar invejosos.
  •  
    Marrom:
    3
  • É a cor da integração e do oferecimento. Associa-se a Outono, doenças, terra, melancolia e orações. É bom evitar o uso de roupas desta cor.
  •  
    Rosa:
    8
  • É a cor do amor. Ótima para combater a tristeza, angústia e depressão. Use para ter felicidade e obter simpatia.


  • Fonte: prorelax


    Postagens mais visitadas deste blog

    Faça você mesmo!

    Carimbando com rolo de massa ... Olha que fácil!!  Você cola no rolo, um pedaço daquelas toalhas plásticas de  renda... passa a tinta e depois é só carimbar caixas envelopes ou o que  desejar... Fácil e lindo!!  Via: artsforhomecatia

    AS PIORES POSIÇÕES PARA COLOCAR A CAMA NO QUARTO E A MELHOR POSIÇÃO

    O quarto é um dos cômodos da casa considerado sagrado. É o lugar onde se descansa do mundo cruel e repor todas as energias que nos farão mais fortes mentalmente e fisicamente para enfrentar os desafios da vida. E para que energias do mal fiquem longe desse lugar sagrado, é preciso ter muito cuidado com a decoração do quarto, especialmente com a posição do móvel mais importante desse ambiente e que é considerado o coração do quarto, a cama. A cama deve ser protegida de todo tipo de interferências sombrias que podem afetar seu descanso e toda a sua vida pessoal. Portanto é preciso saber como posicionar a cama da melhor forma e evitar que energias maléficas entrem no quarto e para deixá-lo completamente limpo e blindado do mal.  Dessa forma, o sono será muito mais reparador, calmo, relaxante e longe de espíritos perturbadores. Por isso, não hesite em evitar urgentemente as piores posições para se colocar a cama no seu quarto, porque isso ajudará você a obter o melhor de seu qu...

    O PODER DAS PLANTAS: LÍRIO-DA-PAZ

    O Poder Das Plantas: Lírio-da-paz Essa é uma das plantas mais versáteis que existe, é perfeita pra decorar ambientes internos e externos. É perfeita para escritórios, iluminar aquele cantinho mais escuro do lar , e lugares úmidos. É a melhor planta pro banheiro! É também ótima como forração para espécies mais altas em vasos ou árvores (naquela parte sombreada, onde a grama nunca fica legal), próximos a fontes ou laguinhos, em vasos ou no solo. Suas flores sozinhas, deixam qualquer lugar com ar requintado e equilibrado. É um potencial purificador biológico, ajudando a eliminar componentes tóxicos liberados no ar. Oferece proteção, paz e harmonia ao lar . Suga as energias negativas emitidas por pessoas vivas ou por espíritos.  Quando se coloca um lírio-da-paz dentro de uma residência e esse murcha, é sinal de que esta planta consumiu as energias negativas que estavam no ambiente, protegendo os moradores da casa. Quando isso acontecer, deve-se levar a planta pra for...